A história do GentleBirth no Brasil

“Como se pronuncia esse nome?” Essa é a pergunta que mais fazem à gente; a segunda é “Vocês trabalham com o quê mesmo?”

Pois bem, trazer o GentleBirth para o Brasil foi um grande desafio, pois era uma novidade falar de preparação mental para o parto, num conceito de parto positivo que, na época, ainda não era comum por aqui.

A história começou com Monalisa indo para a Irlanda, em 2016, para fazer um pós-doutorado. Quer dizer, essa história começou bem antes, ainda no sudoeste da Bahia, quando Mona, Marcella e Kika organizavam o Cirandeiras, uma roda de gestantes que sacudia a cultura de parto em Vitória da Conquista e região. Foram cinco anos de militância, melhoria em políticas públicas, informação e muito estudo, entre fraldas, amamentação, puerpério, casamento, separação etc. Daí sim, com várias informações na mala, Mona seguiu para Dublin e, ao longo de pesquisas no pós-doc, conheceu casais que se autointitulavam “Mães e Pais GentleBirth”. Esses casais chamaram muito sua atenção por estarem mais preparados e confiantes para a jornada da gestação, parto e pós-parto, mesmo em situações adversas.

Como, quando, onde, com quem, uma enxurrada de perguntas depois, Mona chegou a Tracy Donegan, midwife irlandesa, criadora do GentleBirth, que trabalhava com a metodologia baseada em evidências científicas há mais de dez anos. Passaram horas conversando sobre o GentleBirth. Tracy tinha se mudado para os EUA para desenvolver o app de preparação mental para o parto e aperfeiçoar o curso on-line para profissionais de assistência, pensando em expandir fronteiras.

Deu match! Clara e Chris se juntaram ao time e as mulheres do interior da Bahia, ousadas no topo, trouxeram a metodologia criada por Tracy para o Brasil, convictas de que a combinação da neurociência, obstetrícia e tecnologia é um dos mais revolucionários caminhos para o parto positivo.

Em setembro de 2017, nem tão longe assim, o GentleBirth é lançado no Brasil em forma de:

  • Formação GentleBirth 100% on-line, voltado para profissionais de assistência ao parto.

  • Aplicativos GentleBirth para gestantes disponível em iOS e Android.

  • Workshops GentleBirth para gestantes e parceirxs, realizados por instrutoras formadas no método.

  • Conferência Internacional de Parto Positivo GentleBirth Brasil, evento anual, itinerante e beneficente.

Bem, a gente sempre quis contar essa história e tantas outras, compartilhar aprendizados, por isso criamos o blog que será sempre atualizado com o que há de mais bacana para quem se interessa pelo tema do parto positivo.

Chame de GentleBirth, ou de seu apelido, GB, como preferir! Ele é um filho muito querido e nos enche de orgulho!

Equipe GentleBirth Brasil

 

O que profissionais do parto falam sobre o GentleBirth?

As primeiras instrutoras GB formadas no Brasil

Meditação GentleBirth para Redução do Estresse